Harmonização


Harmonização

A harmonização de vinhos é a arte de combinar os diversos tipos e variedades de vinhos com a gama de comidas e refeições oferecidas por bares, restaurantes e até mesmo feitas em casa.

Essa arte, então, leva o nome de enogastronomia.

O vinho é uma bebida perfeita para se tomar sozinha, mas ela também pode ser apreciada quando se estiver durante uma refeição. Entretanto, é importante enfatizar que a bebida deve ser a protagonista do momento, deve-se saber combinar e harmonizar o tipo de vinho tomado com a comida para se obter a mais perfeita experiência.

Estando em diversos lugares e alcançando pessoas que antes não alcançava, a harmonização de vinhos é uma de manda mais do que necessária.

As pessoas querem e precisa saber qual é a melhor forma de desfrutar de seu sabor ao máximo, sem desperdiçar, muitas vezes, o bom dinheiro gasto no momento da compra.

Harmonizar vinhos é, então, uma arte que vem crescendo cada dia mais e mais pessoas surgem se interessando, estudando e se tornando expert no assunto.

E mesmo para quem não deseja ser um baita profissional nesse ramo, há algumas dicas básicas que todos devem seguir no momento de tomar a bebida em uma refeição.

Uma delas é a de combinar o fator principal do prato, seja um tempero, um molho, uma carne, etc, com o sabor da bebida.

Outra dica é que às vezes os sabores podem ser semelhantes, se complementando, enquanto em outros momentos o ideal é que os sabores do vinho e da comida sejam contrapostos.

Finalmente, a dica mais importante para quem está começando é confiar no seu próprio instinto para comidas.

Não se sabe muito bem o porquê, mas nós temos uma ideia básica no nosso paladar do queira combinar e se sair bem junto numa harmonização de vinho ou o que pode ser um desastre.

Aliás, o próprio desastre é interessante, já que com erros também se aprende, e muito.